“Tenha Novas Experiências” A cidade de Lençóis surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região da cidade de Mucugê.

A tradição oral, levantada não se sabe por quem, dá conta de que, por volta de 1844 um personagem, de existência não confirmada, chamado Casusa Prado e o seu escravo teriam vindo do Mucugê para descobrirem diamantes.

Segundo o relato, o escravo extraiu muitas gemas e seu senhor mandou o pagem vendê-las em Chapada Velha.

No entanto, a notícia teria disparado uma “corrida do diamante” rumo a esta Lavra nova. Desse modo, diz-se que quem chegasse por último poderia ver, de cima da serra, os tetos das barracas estendidas lá em baixo, como se fora uma cidade de lençóis. A notícia da descoberta propagou-se e para a localidade onde seria Lençóis afluíram logo aventureiros de toda a parte da Província (atual estado da Bahia): seja gente de condições baixas, seja gente de linhagem e de grandes recursos, inclusive numerosa escravatura, mas todos com o mesmo ideal.

www.discoverchapada.com.br

#turismo #view #visit #tourist #viagem #travel #travels #traveler #instaphoto#beautifuldestinations #instatravel #travelgram #destination #wonderfulworld#travelphotography #vacation #travelalone #instapic #enjoylife #lovelife#chapadadiamantina #festivaldelencois #bahia #festival #trip