Trilha da Cachoeira da Fumaça ganha passarela
Obra foi feita para proteger a vegetação de um trecho da trilha

Comunicação PNCD

 

Fazer a trilha da cachoeira da Fumaça por cima, no Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), ficou menos impactante para o meio ambiente e mais confortável para o visitante após a construção de uma passarela para atravessar um trecho de rio intermitente. A obra foi inaugurada pelo ICMBio com a participação de visitantes, na última sexta-feira (18).

“Nas épocas de cheia muitas pessoas desviavam do rio, pisoteando raízes e gramíneas nativas,  alargando a trilha”, explica Pablo Casella, analista ambiental do ICMBio. “Com a passarela, a vegetação vai retornar ao seu local, o que já está acontecendo em alguns trechos desde quando ela começou a ser construída”, destaca.

A Cachoeira da Fumaça é uma das mais belas e altas quedas d’água do país, com 380 metros, e para acessá-la por cima é preciso enfrentar 2 km de trilha íngreme. Por isso, para a construção de 50 metros de passarela foi preciso contar com a colaboração de muitas pessoas. Todo material foi transportado no braço, incluindo de alguns visitantes e voluntários que se dispuseram a levar tábuas ladeira acima.

A obra foi projetada e coordenada pela equipe do PNCD, em 2017, e construída pela brigada contratada do Parque com o apoio da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC), que doou parte das ferragens e contribuiu com o transporte de parte da madeira fornecida pelo ICMBio.

Parabéns a todos os envolvidos!

Foto de Destaque: Calil Neto
Fonte:Divulgação / Guia Chapada Diamantina